PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO

 N.º 01/2019

De 18 de março de 2019

 

 

“DISPÕE SOBRE CONCESSÃO DE TÍTULO HONORÍFICO DE CIDADÃO SETEBARRENSE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”

 

 

 

A Mesa da Câmara Municipal de Sete Barras, no uso de suas atribuições legais, nos termos da Lei Orgânica do Município e do seu Regimento Interno, FAZ SABER que a Câmara Municipal, aprovou o seguinte:

 

DECRETO LEGISLATIVO

 

Artigo 1.º - Fica concedido “TÍTULO DE CIDADÃO SETEBARRENSE”, ao Senhor JOSÉ GOMES PEREIRA.

Artigo 2.º - O Título honorífico ora concedido será entregue ao homenageado por ocasião da comemoração do aniversário do Município de Sete Barras, em sessão solene, no dia 18/12/2019.

Artigo 3.º - O não comparecimento do homenageado ou de seu representante, por qualquer motivo, a honraria será entregue na Câmara Municipal, em data previamente marcada.

Parágrafo Único – A data referida no caput será marcada pelo Presidente da Câmara no prazo de 30 dias a partir de 10 de fevereiro de 2020, sob pena da perda da honraria, tornando-a sem efeito.

Artigo 4.º - As despesas decorrentes com a execução do presente Decreto Legislativo correrão por conta de verba própria do orçamento vigente, suplementadas se necessário.

Artigo 5.º - Este Decreto Legislativo entrará em vigor nesta data, ficando revogadas as disposições em contrário.

 

Mesa da Câmara Municipal de Sete Barras, 18 de março de 2019.

 

 

EMERSON RAMOS DE MORAIS

Vereador

 

 

 

 

HISTÓRIA DE JOSÉ GOMES PEREIRA

 

Nascido em 25 de julho de 1938, na cidade de Itaipé interior de Minas Gerais. Cresceu, casou e formou família na mesma região. Com as dificuldades do local o senhor José se motivou a procurar melhores condições de vida em outro estado, escolhendo a cidade de Sete Barras/SP como destino.

Em meados do ano de 1974, chega à cidade de Sete Barras o senhor José Gomes Pereira, juntamente com sua família que compreendia sua esposa Francisca Nunes Pereira e cinco filhos: Marlene, Maria Cleuza, Moacir, Altivo e José Maria.

Em Sete Barras tiveram outros três filhos: Adão, Eva e Mateus. Um tempo difícil para encontrar trabalho. O auxílio veio do cunhado que deu abrigo a família no bairro Mamparra, onde permaneceram trabalhando por uma semana. Na busca por novo emprego passou a residir no bairro Conchal Preto, no sítio do senhor Dário Baiano, onde consegui trabalho para um período de dois meses. Findado os trabalhos se mudaram para o bairro Votupoca, lá conseguiu trabalho na fazendo do senhor Mario Hanashiro, residiram na localidade até início do ano de 1975.

Neste período retornaram com o intuito de residir mais próximo a cidade, escolhendo o bairro Santa Eliza e trabalhando com o senhor João Guedes. A partir da indicação de amigos conseguiu adquirir um terreno, na localidade que hoje se denomina Vila São João, onde em meio à vegetação, no ano de 1976, o casal construiu uma humilde casa e passaram a residir.

O bairro Vila São João, atualmente, lembra muito pouco do que era quando os primeiros moradores chegaram à localidade, mas o senhor José permanece residindo no mesmo terreno adquirido na década de 70. Diante de todas as dificuldades encontradas, o casal, construiu uma família feliz. Hoje viúvo aos 80 anos, o senhor José é o patriarca de uma família composta por 08 filhos, 02 genros, 05 noras, 19 netos e 07 bisnetos e, como ele mesmo diz “todo sacrifício valeu a pena, pois ama cada membro de sua família”.

Essa é a história do senhor José Gomes Pereira, um dos fundadores do bairro Vila São João e da Comunidade Católica Nossa Senhora Aparecida.

 

 

 

Mesa da Câmara Municipal de Sete Barras, 18 de março de 2019.

 

 

 

 

EMERSON RAMOS DE MORAIS

Vereador