quinta-feira, 28 de março de 2024 | 19:50

CÂMARA APROVA PROJETO DE LEI PARA A CRIAÇÃO DO CARGO DE PROFESSOR AUXILIAR

A Câmara Municipal de Sete Barras aprovou por unanimidade, em sessão realizada nesta terça-feira (02/03), o Projeto de Lei nº. 04/2021, de autoria da Prefeitura, que dispõe sobre a “CRIAÇÃO DE CARGO DE PROFESSOR AUXILIAR PARA ATENDER A REDE MUNICIPAL DE ENSINO”.

De acordo com o projeto, serão criadas 06 vagas para o cargo atendendo o requisito de formação em Pedagogia (licenciatura plena) para cumprir 25 horas semanais.

As atribuições do cargo serão desenvolvidas de forma que, o profissional participe das atividades desenvolvidas pelo (a) professor (a), em sala de aula, ou fora dela; Manter-se integrado (a) com o (a) professor (a) e as crianças; Participe das reuniões pedagógicas e de grupos de estudos, na unidade escolar; Seguir a orientação da Direção e Coordenação Pedagógica da unidade escolar; Oriente para que a criança adquira hábitos de higiene; Auxilie na elaboração de materiais pedagógicos (jogos, materiais de sucata, entre outros); Promova ambiente de respeito mútuo e cooperação, entre as crianças e demais profissionais da unidade escolar, proporcionando o cuidado e educação; Atenda as crianças, respeitando a fase em que estão vivendo; Interessar-se e entender a proposta da Educação Infantil e Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Sete Barras; Atenda as solicitações das crianças; Auxilie na adaptação das novas crianças; Comunique ao Professor, Direção ou Coordenação, anormalidades no processo de trabalho; Zele pela guarda de materiais e equipamentos de trabalho; Participe ativamente, no processo de adaptação das crianças e atendendo as suas necessidades; Participe do processo de integração da unidade escolar, família e comunidade; Desenvolva hábitos de higiene, junto à criança e realizar outras atividades correlatas com a função.

JUSTIFICATIVA: Senhor Presidente e nobres Vereadores. O incluso Projeto de Lei que ora encaminhamos a essa Casa de Leis visa à criação de cargo de Professor Auxiliar para a Rede de Ensino Municipal. O Professor auxiliar atuará nas aulas regulares, simultaneamente ao docente titular, auxiliando estes na assistência dos alunos do ensino infantil (Creche e Pré-Escola) e fundamental (1º ao 9º ano) que necessitarem de atenção suplementar no processo de aprendizagem, em uma modalidade contínua de recuperação. Realizará estratégias pedagógicas diferenciadas e específicas, de acordo com as necessidades dos alunos com dificuldades de aprendizado. O professor – auxiliar é um docente devidamente habilitado par ao exercício do magistério (formação superior na área de Pedagogia) que atuará na rede municipal e terá vínculo funcional efetivo ou através de contração por tempo determinado, com jornada de trabalho de 25 horas/aula semanais, dispensado de realização o HTPC, HTPL e HE. A criação do cargo de Professor Auxiliar será fundamental no processo de recuperação de alunos com necessidade de reforço de aprendizagem e atendimento a alunos que farão parte do processo de inclusão. Desse modo, teremos condições de intervir de forma mais eficaz para melhorar o desenvolvimento dos demais alunos. Considerando a matéria de urgência, solicitamos que referido Projeto seja apreciado e deliberado nos termos do artigo 88 e parágrafos da Lei Orgânica do Município. Dean Alves Martins – Prefeito Municipal.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support